quarta-feira, 5 de agosto de 2009

EXPOSIÇÃO E RISCO NAS POSTAGENS

Recebi um comentário de uma amiga muito querida alertando-me para o risco que corremos ao nos expor com postagens que tornam públicos nossos sentimentos, pensamentos, vivências e emocões, como venho fazendo no COLORINDO A VIDA. Já havia refletido sobre isso e cheguei à conclusão de que, antes de mais nada, este é um espaço meu, tipo um diário de bordo, onde desejo expressar de forma verdadeira como a vida vai acontecendo para mim. Se camuflar ou tentar burlar a expressão dos acontecimentos estarei me desviando daquilo que me proponho. E o blog perderia o sentido. Como tenho me sentido muito à vontade para escrever tudo que tenho escrito e pelas observações que percebo nas transformações que ocorrem em mim a partir do momento que reflito e elaboro o meu pensamento na forma de uma nova postagem... só psso concluir que tudo isso está me fazendo um grande bem, inclusive o de vencer o medo de me expor. Aqui posso revelar que este medo da exposição foi exatamente o GRANDE MEDO que limitou muito de mim em boa parte de minha vida. Antes eu dava a ele o nome de TIMIDEZ. Até que num trabalho profundo de autoconhecimento - o PROCESSO HOFFMAN DA QUADRINIDADE - ficou bastante claro para mim que de tímida não tenho nada. O que me amarrava e travava a minha espontaneidade era justamente o grande medo da exposição pública e do julgamento externo. A partir deste momento de clareza passei a me observar e busquei caminhar no sentido de vencer os obstáculos que me impediam a expressão verdadeira de tudo que sou ... Estou em processo de jornada, cada vez dando um novo passo a mais. Pintar minhas telas e colocá-las expostas ao público também foi um passo à frente que eu dei, consciente da conquista que estava fazendo... E por ai vai, um dia vencendo um pequeno medo, outro travando uma batalha , ou até recuando quando não me sinto preparada, mas sempre com o objetivo de ser cada vez mais transparente para mim mesma e para aqueles com quem convivo. Reconheço um certo risco nessa atitude, mas ...acredito que quem não corre riscos não vive plenamente. E lá vou eu, aprendendo cada dia um pouco mais com meus próprios erros e acertos... Dos amigos espero compreensão, isso já é bastante significativo. Cuidarei para não ferir ninguém com as minhas observações a partir das interações com o mundo ao meu redor...Quanto a mim, acho que entre perdas e ganhos, estou , acima se tudo, aprendendo a viver com autenticidadede. A conceber o que o mundo externo me oferece e , sobretudo, a me aceitar e me colocar nas atitudes que assumo como sou na minha essência, na minha natureza de ser humano, falho e passível de erros como qualquer outro...E é isso aí, simples e ao mesmo tempo, profundamente complexo, como a própria vida e o viver o são...

3 comentários:

  1. Eu, ídem, adorei sua exposição sobre exposição! O medo é o pior inimigo do crescimento, evolução e conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. Vixe, Natalie entrou e mudou algo no meu "orkut" e o meu comentário saiu como se fosse dela. Ana Brandão Yates

    ResponderExcluir

VIVENDO, CONVIVENDO E APRENDENDO

Estar em contato com outras pessoas é sempre instigante e enriquecedor. Nos dias atuais as distâncias entre as pessoas crescem. O tempo para viver as relações de amizade e até mesmo familiares fica cada vez mais curto. Dessas dificuldades surge a necessidade de uma nova forma de relacionar-se , a busca de um meio mais simples e efetivo para atenuar a falta do papo colocado em dia no banco da pracinha, o encontro descompromissado para tomar um chop no fim do trabalho, a ida ao cinema e tantos outros programas simples que foram se complicando com as dificuldades do trânsito, com o crescimento da violência urbana e tantas outras dificuldades que enfrentamos diariamente.
Daí, o bem do encontro virtual. Pode não ser o ideal, mas é o real, o possível.E é pensando nisso que tentarei estabelecer um maior contato com as pessoas que são importantes para mim através deste Blog. São todos bem vindos e os recebo com muito carinho neste espaço onde tentaremos diminuir as distâncias e fazer o tempo correr um pouco mais lentamente...
INÊS VITORIA Salvador, 11 de julho/2009

LIVROS QUE LI RECENTEMENTE E AMEI!!!

  • -A SOMA DOS DIAS
  • Memórias Autora: Isabel Allende
  • - LEILA DINIZ
  • Biografia Autor: Joaquim ferreira dos santos
  • -TUDO QUE EU QUERIA TE DIZER
  • Crônicas Autora : Marta Medeiros