domingo, 16 de agosto de 2009

REFLEXÕES

Hoje é domingo. Já é noite. Continuo sem muitas idéias para escrever e postar. A novidade é que nesta próxima semana que iniciamos amanhã, estarei voltando à prática de Pilates. Verdade!... Já estou matriculada e consegui um estúdio que funciona no Centro Médico Salvador, que é vizinho daqui de casa. Assim não vou ter desculpas para faltar ou desistir. Poderei ir e voltar caminhando, tranquilamente. Aliás, quero aproveitar a volta do Pilates para dar , pelo menos, uma caminhada de meia hora na área verde do meu prédio. Estou precisando muito iniciar uma atividade física, pois quero perder peso e só dieta não está funcionando da forma que preciso. Minha endocrinologista foi bastante clara neste sentido: ou faço uma atividade física para acelerar o metabolismo e perder calorias, ou faço só a dieta e o máximo que consigo é manter o peso como está. Portanto, vou ter que levar este desafio à frente, gostando ou não. Na verdade, eu gosto muito de praticar Pilates e como agora não terei que enfrentar distância e trânsito, acredito que facilmente darei continuidade à programação. Essa história de trânsito aqui em Salvador está uma coisa muito séria. Toda hora e em qualquer lugar se pode encontrar um engarrafamento enlouquecido e sem explicação. E ficar um tempão para sair de um lugar para outro, sem que a distância entre os dois lugares justifique tanta perda de tempo. É coisa de levar 40 minutos para percorrer um caminho que há poucos anos atrás se fazia en 05 minutos!...Juro que não estou exagerando. É a mais pura verdade. Infelizmente é isso que estamos vivendo em Salvador. Sem falar dos perigos da violência que pode acontecer com qualquer um em qualquer lugar. Há poucos dias uma médica foi ao shopping com a filhinha de 01 ano e 05 meses, comprar um presente para o dia dos pais. Sumiram. A família acionou a polícia que iniciou uma busca.No dia seguinte a criança foi encontrada largada dentro do carro abandonado na estrada de uma cidadezinha próxima de Salvador. A mãe foi encontrada morta numa estrada que dava acesso a uma fazenda, nas imediações do local onde o carro e a criança foram encontrados. O assassino? Descobriram pelas imagens das gravações do sistema de segurança do Shopping que se tratava de um presidiário que estava gosando de liberdade por ocasião do dia dos pais! O motivo da prisão desse homem? Violência e estupro! Mesmo assim, mereceu desfrutar de alguns dias de liberdade...que aproveitou para praticar novo crime!!!E a vítima foi "escolhida" assim ao acaso...poderia ter sido qualquer outra pessoa que estivesse ao alcanse do criminoso naquele momento!...Dá até arrepios só de pensar nos riscos que estamos correndo a cada momento!...Realmente, e felizmente, eu não estou estou nem próxima de atingir o nível de nenhuma síndrome de pânico, mas que essa violência toda dá o que pensar... isso dá... E como dá!...Acho que vem daí a minha falta de vontade de sair de casa. Além de gostar de meus espaços e atividades que posso desenvolver dentro casa, não me atrai muito ficar exposta a tantas possibilidades de agressões e violências que a rua oferece a cada instante. Mas sinto uma grande tristeza por tudo isso que estamos testemunhando no mundo atual. Sinto muita falta de não poder transitar pela cidade com toda a tranquilidade e segurança que existia num tempo nem tão distante assim...Este é um preço muito alto que se paga pela modernidade dos tempos atuais e crescimento desordenado da população. Com isso vem junto um pacote de misérias que atinge a vida de todos nós...E não resta muito a fazer. As autoridades governamentais, parece que estão surdas , mudas e imobilizadas diante dessa realidade tão cruel. Cada qual está voltado para tirar suas vantagens pessoais do poder que exercem. Dá até nojo assistir os noticiários da televisão! A classe política é um mundo sujo, onde não há escrúpulos, nem se vê honestidade de propósitos em qualquer ação proposta. Tudo tem a ver com intenções escusas e defesa de causas próprias e desonestas. Assim não dá. Parece que são todos iguais. Se algum dia foram diferentes, uma vez eleitos para um cargo político, todos se igualam no que há de pior na natureza humana. Jornal não dá mais prá ler. Me recuso terminantemente. É a única forma que encontro de manter o otimismo e a esperança de um mundo melhor. Parece fuga? talvez seja, mas não vejo nenhuma vantagem em mergulhar em todo este lamaçal e podridão. De longe, mantenho o meu equilíbrio e posso atuar de forma mais positiva em relação a mim mesma e ao mundo que me cerca mais de perto, ou seja, família e amigos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIVENDO, CONVIVENDO E APRENDENDO

Estar em contato com outras pessoas é sempre instigante e enriquecedor. Nos dias atuais as distâncias entre as pessoas crescem. O tempo para viver as relações de amizade e até mesmo familiares fica cada vez mais curto. Dessas dificuldades surge a necessidade de uma nova forma de relacionar-se , a busca de um meio mais simples e efetivo para atenuar a falta do papo colocado em dia no banco da pracinha, o encontro descompromissado para tomar um chop no fim do trabalho, a ida ao cinema e tantos outros programas simples que foram se complicando com as dificuldades do trânsito, com o crescimento da violência urbana e tantas outras dificuldades que enfrentamos diariamente.
Daí, o bem do encontro virtual. Pode não ser o ideal, mas é o real, o possível.E é pensando nisso que tentarei estabelecer um maior contato com as pessoas que são importantes para mim através deste Blog. São todos bem vindos e os recebo com muito carinho neste espaço onde tentaremos diminuir as distâncias e fazer o tempo correr um pouco mais lentamente...
INÊS VITORIA Salvador, 11 de julho/2009

LIVROS QUE LI RECENTEMENTE E AMEI!!!

  • -A SOMA DOS DIAS
  • Memórias Autora: Isabel Allende
  • - LEILA DINIZ
  • Biografia Autor: Joaquim ferreira dos santos
  • -TUDO QUE EU QUERIA TE DIZER
  • Crônicas Autora : Marta Medeiros